Trending

TUDO QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER SOBRE ANIMAIS ALBINOS

Ao contrário dos humanos, animais albinos sempre que aparecem chamam logo a atenção. Muitos vão parar na mídia e viram notícia sobre curiosidades. Todo mundo quer ver o animal ou saber algo sobre ele. Recentemente apareceu até urubu albino. Despertou tanta a curiosidade que foi roubado. A lista é grande, desde os mais comuns como cães, até os mais raros como jacarés e tigres.

Aquecimento global

O que as pessoas não sabem é que animais albinos são muito frágeis e extremamente vulneráveis aos raios solares. Na natureza raramente sobrevivem. Sem a presença da melanina, que além de dar a cor, protege contra os raios ultravioletas, se tornam totalmente vulneráveis e partes como orelhas, focinho, pálpebras e outras como menos pelos são afetadas por câncer de pele.

O que é o albinismo:

É uma anomalia provocada hereditariamente por um gene recessivo, isto é, a incapacidade do corpo de fabricar melanina, um pigmento que dá cor à pele, pêlos e mucosa. Assim, o albino dispõe da mesma proporção de melanócitos (células onde a melanina é produzida), mas não tem tirosinose, enzima fundamental para a produção do pigmento. O que significa que além da cor, o animal também fica sem a proteção contra os raios ultravioletas.

Como saber se um animal é albino ou simplesmente branco:

Alguns animais despigmentados às vezes são confundidos com albinos. As diferenças são, Albinos autênticos são totalmente brancos, tem olhos azuis e partes visíveis da pele como focinho e almofadinhas dos pés rosadas. O albino verdadeiro possui ainda outra característica que o diferencia dos animais despigmentados, é a chamada "fotofobia", incômodo à luz.

Cães albinos

Não são considerados raros e sim deficientes. Portanto não devem ser vendidos. Certamente requerem muitos cuidados dos donos. Estão sujeitos às doenças de pele, sensíveis às picadas de insetos e à sujeira.
Ao contrário dos cães que nem são vendidos, os gatos, apesar da trabalheira que dá ao dono, chegam a custar até R$ 1.000 quando possuem tal anomalia. Em todo caso, não recomendamos a compra de nenhum animal e sim a adoção.

Como cuidar de albinos e animais de pelo branco em geral

O grande inimigo são os raios ultravioletas, que podem dar início ao câncer de pele. Nessa época da destruição gradual da camada de ozônio, a penetração desses raios é cada vez maior e os albinos os mais afetados. A única maneira de evitar que o animal fique sujeito aos raios é em primeiro lugar mantê-los longe do sol. Criá-los dentro de casa é a melhor solução. Além disso, é imprescindível o constante uso de protetor solar, que pode ser comprado em qualquer pet chop. O mesmo se aplica aos animais brancos em geral, muito sensíveis aos raios ultravioletas. Vale lembrar que esses raios estão presentes mesmo em dias nublados. Leonardo Bezerra
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

2 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe